Sexta-feira, 25 de Junho de 2010
O Estetoscópio

Em 1819, o Francês René Laennec desenvolveu um objeto, que lembrava o formato de um cone, de madeira. Este, quando colocado a base maior em contato com o peito do paciente e a base menor em contato com um ouvido do profissional proporcionava diagnósticos por meio da auscultação e interpretação do profissional dos sons produzidos pelo organismo do paciente. Este objeto o francês chamou de Estetoscópio.

Em 1843, George P. Cammann aprimorou o estetoscópio, o tornando flexível e biauricular, onde o som era auscultado pelos dois ouvidos do profissional. O novo estetoscópio era de ébano, com tudo flexível de fio recoberto com camadas de goma elástica e olivas de marfim.

O Dr. Littmann, respeitado cardiologista e professor de medicina em Havard, revolucionou, em 1961, o método de se obter auscultação. O professor aperfeiçoou o estetoscópio com ajuda dos 50 melhores cardiologistas da época, otimizando a performance auditiva do objeto por meio de uma auscultação bilateral. Sendo assim, nasceu o Littmann Cardiology.

A partir de então, a linha dos estetoscópios Littmann foi ampliada, sendo inovada tecnologicamente, como o conceito patenteado pela 3M do auscultador Master, que mesmo com apenas um lado, consegue aumentar o som de baixa para alta freqüência, fazendo, apenas, uma leve pressão manual na auscultador como também, agora faz parte desta família o Littmann Digital 4100, que grava, amplia o som em até dezoito vezes e ainda o transporta, fato este que facilita a transmissão de conhecimento por parte de professores e cientistas mundialmente.

fonte:http://solutions.3m.com.br



publicado por adm às 23:05
link do post | comentar | favorito

.pesquisar
 
.posts recentes

. Como Surgiram as Biciclet...

. As 10 tecnologias mais in...

. A Tomografia Computadoriz...

. O Termômetro

. A Ponte Pênsil

. O Ar-Condicionado

. O Radar

. O Braille

. O Microscópio

. O Cronometro

. O Relógio

. O Elevador

. Os Arranha-Céus

. O Estetoscópio

. As Embarcações de Madeira...

. A Bússola

. O Aparelho de Raios X

. A pilha

. A Anestesia

. A Locomotiva

.subscrever feeds
.arquivos

. Janeiro 2011

. Junho 2010

.links
.tags

. todas as tags