Quinta-feira, 24 de Junho de 2010
A roda

A HISTÓRIA DA RODA

 

Nas sociedades primitivas, cabia às mulheres carregar os objetos domésticos de seu grupo ao mudarem de moradia. Mas a necessidade de poder carregar peso além da força humana fez com que os seres humanos começassem a usar animais domesticados, muito mais resistentes, para levar carga. Conta-se que os egípcios colocavam troncos de árvore, à maneira de cilindros, para transportar cargas pesadas. Daí teria surgido o eixo fixo com discos de madeira nas extremidades. Mas a idéia da roda já fazia parte de símbolos do sistema solar cultivados pelos primitivos. Uma de suas referências era o sol parecendo rodar em volta da Terra.
O vestígio mais antigo do uso da roda em veículos é o desenho de uma carroça numa placa de argila encontrada na Suméria (Mesopotâmia), de 3.500 a.C. Ao que tudo indica, tratava-se de um carro fúnebre com rodas compostas: duas tábuas arredondadas presas de ambos os lados de uma tábua central. Em 2.000 a.C., os sumérios colocaram raios no lugar da estrutura maciça. Esse projeto, mais apropriado para ser atrelado à rapidez do cavalo do que à força do boi, foi aplicado primeiro nos carros de guerra. Em uma peça encontrada na Mesopotâmia, de 2.500 a.C., o aro era preso à roda com pregos de cobre. Os aros de metal apareceram 500 anos mais tarde. Em cerca de 1.500 a.C., os egípcios construíram bigas leves, com quatro rodas.
Por volta de 1870, foram introduzidos os raios de arame na roda de bicicleta. Na década seguinte já se usava o pneu de borracha, cheio de ar, com uma cobertura de couro, para cobrir as rodas. Mais tarde vieram os aros de madeira, os de ferro fundido e, no início do século XX, os de aço. Todos são usados nas rodas de diferentes veículos até os dias de hoje.

fonte:http://netserv.em.com.br


tags:

publicado por adm às 22:09
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar
 
.posts recentes

. Como Surgiram as Biciclet...

. As 10 tecnologias mais in...

. A Tomografia Computadoriz...

. O Termômetro

. A Ponte Pênsil

. O Ar-Condicionado

. O Radar

. O Braille

. O Microscópio

. O Cronometro

. O Relógio

. O Elevador

. Os Arranha-Céus

. O Estetoscópio

. As Embarcações de Madeira...

. A Bússola

. O Aparelho de Raios X

. A pilha

. A Anestesia

. A Locomotiva

.subscrever feeds
.arquivos

. Janeiro 2011

. Junho 2010

.links
.tags

. todas as tags

Web Stats